Medicina Aviárias Agrárias

 

uel logo

 

Sobre o Programa

A produção de alimentos representa hoje uma preocupação mundial. Exigências como restrições de área destinadas à produção animal devido a questões ambientais e outras relacionadas ao bem-estar animal são alguns dos aspectos que visam proporcionar, de forma adequada, o desenvolvimento humano sustentável, abrangendo questões sociais, econômicas e ecológicas, tendo como objetivo o respeito à vida em todos os aspectos.

O aumento progressivo das exigências dos consumidores pela qualidade de bens e serviços, notadamente no segmento de alimentação, tem forçado a revisão e implementação de novas normas e marcos legais para regular, dentre outros, o segmento de alimentos. Este cenário tem feito com que as empresas busquem o apoio de serviços especializados e de profissionais experientes, para suporte às suas áreas, na realização de tarefas específicas, trabalhando com eficácia, valores imprescindíveis nesta modalidade de serviço.

A cadeia produtiva da carne de frango é complexa e envolve diversas operações logísticas entre Estados e Regiões com características geográficas e socio-econômicas diferenciadas. Em função do grande desenvolvimento no setor avícola, a preocupação com os aspectos higiênico-sanitários dos produtos é fundamental. Assim, o controle e a prevenção sanitária são requisitos fundamentais para garantir à avicultura brasileira o mercado interno e externo para seus produtos. As alterações nos padrões de qualidade sanitária dos alimentos significam barreiras que ocasionam altos prejuízos, não considerando os gastos no diagnóstico de doenças e o desperdício de proteína de origem animal. A falta de conhecimento técnico do criador e as dificuldades inerentes ao manejo de aves criadas extensivamente, tem dificultado o controle sanitário destas aves, principalmente as não vacinadas, que podem ser potenciais transmissores de doenças para as aves comerciais e nativas. Assim a avicultura brasileira pode ser ameaçada por enfermidades avícolas, que podem causar grandes perdas nos planteis e na saúde humana. Desta maneira se faz necessário a implantação de um sistema de diagnóstico eficaz, para as principais doenças avícolas, além da padronização de outras técnicas de diagnóstico.

Vários exemplos de instituições de excelência ao redor do mundo comprovam que é inexorável, o caminho na direção da criação de novos processos e produtos, que tenham por finalidade o aumento da produtividade, e que estes novos negócios, tem como origem, os resultados da pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas em universidades e institutos de pesquisa.

Considerando a crescente demanda adicional por médicos veterinários especializados em medicina aviária e a necessidade de levar conhecimento e atualização a todos que compõem a cadeia produtiva das aves, se faz necessário disponibilizar centros de apoio em diagnóstico para o Estado e para o país, de forma a viabilizar o atendimento em medicina aviária, gerando casuística para o delineamento de linhas de pesquisa, extensão e formação de recursos humanos especializados.

assinatura