Curso Livre de Atualização e Preparatório Para a Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho da ANAMT

 

unifil logo

Informações do curso:

Este curso tem a finalidade de atualizar e preparar o profissional médico, para a Prova de Título de Especialista Profissional da ANAMT, conforme o disposto na Resolução nº 2.114/2014 do CFM. Art. 1º, parágrafos 1º e 2º - é obrigatório que o diretor técnico de instituições, que prestam serviços médicos na Especialidade em Medicina do Trabalho, bem como a chefia/coordenação do PCMSO sejam portadores do título de Especialista Profissional registrado no CRM.

DATA DA PRÓXIMA PROVA DE TÍTULO DA ANAMT: a definir (provavelmente no mês de novembro de 2023, em Porto Alegre - RS, por ocasião do XX Congresso Nacional da ANAMT).

Diferencial:

On-line/aulas síncronas (em tempo real).

O ALUNO PODERÁ FAZER INTERFERÊNCIAS, RELATAR EXPERIÊNCIAS E SANAR DÚVIDAS DURANTE AS AULAS. SERÁ DISPONIBILIZADO O MATERIAL DE AULA(SLIDES) FORNECIDOS PELOS PROFESSORES.

Objetivo geral:

Proporcionar uma revisão intensiva dos principais temas em Medicina do Trabalho, para preparação a Prova Oficial de Obtenção do Título de Especialista, da Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT, especialidade reconhecida pela Associação Médica Brasileira – AMB.

Investimento:

Valor: R$ 1.000,00 (mil reais), quando da matrícula no curso (inscreva-se e aguarde boleto para pagamento/confirmação da matrícula).

Cronograma de Atividades/Aulas: (aguardando deliberação da ANAMT, referente a data da prova).


Conteúdo Programático:

  • Epidemiologia;
  • Sistemas de Gestão em SST;
  • Convenções da OIT/CLT/NRS;
  • Estudo aprofundado da nova NR-7 (PCMSO);
  • Toxicologia;
  • Álcool e Drogas;
  • Doenças Relacionadas ao Trabalho (por agentes de risco: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos);
  • Ergonomia e LER/DORT;
  • Os agentes psicossociais e os Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho;
  • Riscos biológicos e NR-32;
  • Vacinação Ocupacional;
  • Pessoa com Deficiência (PCD): legislação e aplicações;
  • Legislação Trabalhista;
  • Legislação Previdenciária;
  • A Saúde do Trabalhador no SUS;
  • Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados) e Saúde;
  • COVID-19 e Trabalho;
  • Diretrizes ANAMT;
  • Competências Requeridas para o Exercício da Medicina do Trabalho;
  • Perícias Médicas e Medicina do Trabalho;
  • Tipos de nexo entre doença e trabalho;
  • Tópicos avançados: CAT, Acidentes de Trabalho, Prontuário Médico, Insalubridade à luz da Reforma Trabalhista, "do PGR ao PCMSO";
  • Resolução CFM n. 2.323/2022 (normas para médicos que atendem trabalhadores);
  • Resolução CFM n. 1.658/2002 (regras para emissão de atestados);
  • Código de Ética Médica e Medicina do Trabalho;
  • Código de Condutas para Médicos do Trabalho;
  • Dicas e comentários das últimas provas da ANAMT.

Documentos para matrícula:

  • Cópia da Identidade Profissional (CRM);
  • Cópia do RG (CNH. não substitui);
  • Cópia do CPF (CNH. não substitui);
  • Comprovante de Residência

Coordenação:

Centro Universitário Filadélfia – UniFil e Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social, de Londrina-PR - ITEDES

 

Professores:

Prof. Dr. José de Oliveira Costa Filho

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5192047852815722

Currículo Resumido:

Médico e Advogado. Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Graduação em Direito pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Pós-Graduação em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Título de Especialista em Medicina Preventiva e Administração em Saúde pela Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde - ABRAMPAS. Título de Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas - ABMLPM. Pós-Graduação em Medicina do Tráfego pela Faculdade Centro Sul do Paraná. Mestre em Educação - UNOESTE. Doutorando em Educação - UNOESTE. Perito Médico Federal do Ministério da Economia, ingressando por concurso público em 2010. Coordenador Geral da Faculdade de Medicina de Jaú - UNOESTE - (2019/atual). Coordenador Nacional de Serviços Previdenciários e Assistenciais - DAS 4 - INSS - Ministério do Desenvolvimento Social - Brasília/DF - (2017/2019). Chefe do Setor de Perícias Médicas e Seção de Saúde do Trabalhador da Gerência Executiva da Previdência Social de Presidente Prudente Professor de Bioética, Gestão em Saúde, Medicina Preventiva e Saúde Pública na Faculdade de Medicina e Professor de Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Professor dos cursos de Pós-graduação em Medicina do Trabalho e Medicina Legal e Perícias Médicas da UNOESTE. Professor visitante da Pós - Graduação em Medicina Legal e Perícia Médicas PUC-Goiás, UNIMAR e IEFAP-PR (Coordenador). Tem experiência na área de Medicina, Direito, Gestão Executiva e Educação, com ênfase em Direito Médico e Ética Médica, Medicina Legal e Perícias Médicas, Medicina Preventiva e Social, Saúde Pública, Gestão em Saúde, Saúde Ocupacional e Educação Médica.

Prof. Dr. Octávio Augusto Camilo de Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2342873621681586

Currículo Resumido:

Graduado em Medicina pela Faculdade Evangélica-Mackenzie do Paraná. Residência Médica em Medicina do Trabalho pela Santa Casa de São Paulo. Estágio Internacional em Toxicologia, Saúde Mental e Ergonomia. Pós-Graduação em Perícia Médicas- Unifesp/EPM. MBA em Promoção da Saúde e Qualidade de Vida – ABQV. Pesquisador do estudo ENSEMBLE - Vacina Janssen/COVID19. Coordenador Médico - Saúde do Trabalhador - Hospital Sírio-Libanês/SP. Professor convidado dos Cursos de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Universidade de São Paulo, Santa Casa de São Paulo, Universidade São Camilo, CENBRAP e Universidade de Marília.

Profa. Dra. Mônica Maria Bastos Paoliello

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5320591750490488

Currículo Resumido:

Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de Campinas- UNICAMP. Professor Associado de Toxicologia na UEL de 1984 a 2014. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEL: Docente permanente de 2007 a 2013. Professor sênior desde 2014. Department of Molecular Pharmacology, Albert Einstein College of Medicine, Bronx, New York: pesquisador associado desde 2017. Fujian Medical University, Fuzhou, China: professor visitante de 2019 a 2023. Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTOx), biênio 2006-2007. "European Registered Toxicologist" desde novembro de 2018: título conferido pela EUROTOX (Federação de Toxicologistas Europeus e Sociedades Européias de Toxicologia). Experiência nas áreas de Toxicologia Ocupacional e Ambiental, Exposição Humana à Metais e Avaliação do Risco Químico à Saúde Humana.

Prof. Dr. Tiago Severo Peixe

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1826390234335458

Currículo Resumido:

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Especialização em Saúde e Segurança do Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT/ONU), Mestrado e Doutorado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (FCF/USP). Atualmente, é Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL) nos Cursos de Farmácia, Nutrição e Medicina. É docente do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas e atua nos Setores de Toxicologia e Coleta Ambulatorial do Hospital Universitário (HU/UEL). Dedica-se à área de aplicação de metodologias analíticas em análises de amostras biológicas. É avaliador de Cursos do INEP/MEC. Atuou como Oficial Farmacêutico do Exército Brasileiro, nos conselhos Consultivo e Fiscal da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox), no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, no Swiss Toxicological Information Centre (STIC), como Diretor Tesoureiro da Fundação HUTec e é voluntário na área de segurança química da 3ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC), Londrina-PR.

 

Período

outubro/2023 (sábado e domingo)

Carga horária:

30 horas

 

Público Alvo:

Médicos que pretendem prestar a Prova da ANAMT/AMB, para concessão do Título de Especialista Profissional em Medicina do Trabalho ou Concursos Públicos. Médicos em busca de expertise em Medicina do Trabalho.

Modalidade do curso:

On-line/aulas síncronas (em tempo real).

 

É necessário um endereço particular de e-mail, para recebimento da senha de acesso às aulas e material para estudo.

O e-mail poderá ser através do seu provedor de Internet ou em um dos muitos serviços gratuitos de webmail disponíveis, Exemplo:

 

Mais informações:

CONTATO

(43) 9.8860-5568

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Inscrições no link ao lado:

 

assinatura