ORQUÍDIA

 

uel logo

 

Sobre o Programa

A produção de orquídeas e flores tropicais é uma alternativa de geração de renda na região, pois aproximadamente 90% das flores comercializadas no Paraná, são provenientes do Estado de São Paulo.

O Departamento de Agronomia da UEL possui um setor de orquidários e produção de flores tropicais onde são desenvolvidos projetos de pesquisa de melhoramento genético, protocolos para clonagem de plantas em laboratório, pós-colheita e preservação de plantas nativas.

Até a presente data foram ofertados mais de 50 cursos de cultivo de orquídeas e plantas ornamentais para a comunidade interna e externa, tendo sido concluídas 3 teses de doutorado, 12 dissertações de mestrados e 15 trabalho de conclusão de curso de agronomia. No ano de 2009 foram desenvolvidas 3 novas cultivares de orquídeas e 3 livros, com participação dos alunos de graduação e pós-graduação.

Atualmente esta sendo desenvolvido um projeto de plantio e produção de flores tropicais com um grupo de pessoas carentes da comunidade, como alternativa para geração de renda.

No laboratório de cultura de tecidos do Depto. De Agronomia da UEL foram desenvolvidos vários trabalhos de pesquisa visando à propagação in vitro de orquídeas e atualmente o processo para produção de mudas em laboratório esta sendo realizado pelos alunos de graduação e técnicos envolvidos no projeto.

assinatura