Livro Didático de História: Conhecimento Histórico e Didática da História no Mundo Contemporâneo

 

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Informações do curso:

Objetivo

Discutir e avaliar a produção de livros didáticos de História no Brasil Debater a avaliação de livros didáticos no Brasil e o programa de avaliação PNLD/2017.

Justificativa

Um evento que faça discussões sobre a produção e uso do livro didático e suas políticas de avaliação se faz necessário diante do fato de que o livro didático tem assumido nos últimos 30 anos em vários países o papel de currículo editado, especialmente no Brasil onde há mais de duas décadas não se tem um currículo oficial/prescrito, nem se contempla uma pauta de conteúdos obrigatórios para a educação básica. A presença da História como conteúdo escolar entre os estudantes brasileiros está amplamente condicionada pelos livros didáticos e pelo uso que os professores fazem deles. O livro didático congrega características de sintetizador da cultura da escola e de suporte curricular, pois além de objeto material imprescindível ao uso dos atores que intervêm nos processos de ensino e aprendizagem, trata-se de um ?registro de escritura que revela teorias pedagógicas implícitas, sistemas de valor vigentes nas formas de sociabilidade acadêmica e extra acadêmica, códigos curriculares canônicos que circulam em amplas comunidades de usuários e modelos de comunicação que conformam uma completa pragmática da ação docente e dos processos de formação. (ESCOLANO BENITO, 2006, p. 20).

Coordenação

Coordenador (a): Marlene Rosa Cainelli

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Inscrição: 04/09/2017 à 24/10/2017

Realização: 25/10/2017 à 28/10/2017

Mais informações no site:

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