Curso de Produção In Vitro de Embriões (Pive)

 

uel logo

 

Informações do curso:

Objetivo

O objetivo é capacitar profissionais das áreas de Medicina Veterinária, Biotecnologia, Biologia e outras afins na técnica de produção in vitro de embriões bovinos, a partir de conhecimentos práticos e teóricos sobre os procedimentos de maturação oocitária, fecundação e cultivo embrionário in vitro.

Justificativa

A Produção in vitro de embriões (PIVE) bovinos é uma biotecnologia largamente utilizada no Brasil. Ela maximiza a produção de embriões de animais de elevado valor genético, sendo uma ferramenta muito interessante para acelerar o melhoramento genético do rebanho. O crescimento da PIVE no Brasil foi tão expressivo que, atualmente, o país destaca-se como líder mundial, sendo responsável por aproximadamente 70% dos embriôes PIV produzidos no mundo. O processo da PIVE envolve muitos pontos críticos, que são divididos por etapas:

  • Aspiração folicular guiada por ultrassom (ovum pick-up - OPU);
  • Maturação oocitária in vitro (MIV); - Fecundação in vitro (FIV);
  • Cultivo in vitro (CIV); - Envase e transferência de embriões.

O curso irá abordar os seguintes tópicos: preparo de meios de bancada; recebimento de oócitos do campo; rotinas de teste com oócitos de abatedouro; técnicas de maturação, fecundação, e cultivo in vitro; seleção busca e envase de oócitos; qualidade oocitária; seleção de embriões por grau de desenvolvimento e qualidade (segundo a IETS); métodos de criopreservação; procedimentos de boas práticas de higiene no laboratório; lavagem e esterilização de material; instalação, regulagem e calibração de equipamentos; entre outros.

Coordernação

Coordenador (a): Marcelo Marcondes Seneda

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Inscrições: 28/08/2017 à 02/10/2017

Realização: 02/10/2017 à 06/10/2017

Mais informações no site:

assinatura